Sábado – Pense por si

Dos 37 migrantes resgatados no Algarve, 23 estão em parte incerta

Ricardo Santos
Ricardo Santos 02 de dezembro de 2021 às 19:18

É desconhecido o paradeiro de 23 elementos do grupo de migrantes marroquinos resgatados ao largo do Algarve a 11 de novembro. Embaixada de Marrocos não chegou a ser contactada pelas autoridades portuguesas para confirmar a identidade dos 37 homens. Conselho Português para os Refugiados confirma que apenas 14 estão ao seu cuidado.

Dos 37 homens resgatados ao largo do Algarve a 11 de novembro, apenas 14 continuam ao cuidado do Conselho Português para os Refugiados (CPR). Os restantes 23 estão em parte incerta. Depois de acolhidos em Portimão, os migrantes recolhidos pela Marinha Portuguesa foram transportados para Lisboa e ficaram ao cuidado do CPR. Alojados numhostelda capital portuguesa - e enquanto decorria o processo relativo ao pedido de asilo -, os 23 indivíduos acabaram por deixar as instalações e encontram-se agora em parte incerta, podendo inclusivamente terem saído do país. Não havendo qualquer crime cometido em território nacional, já que não entraram ilegalmente em Portugal, não era obrigatória a sua apresentação às autoridades ou ao CPR, tendo total liberdade de movimentos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.