Acção da associação de defesa do consumidor está relacionada com a alteração dos contratos dos clientes
A DECO vai ajudar os clientes das operadores de telecomunicações que queiram a rescindir os contratos de fidelização, na sequência das alterações contratuais, relacionadas com os "aumentos ilegais".
A subida de preços negociados "é uma alteração contratual que dá direito a renunciar o contrato sem penalização" refere a apresentação da acção "Telecomunicações: basta de abusos!", nosite da DECO, que pretende ajudar os consumidores que quiserem e estiverem em condições de rescindir o contrato de fidelização com os operadores de telecomunicações.
Segundo a associação, o regulador do sector, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), reconheceu a razão do protesto da DECO e avançou uma decisão "clara: os aumentos foram ilegais", permitindo a "rescisão sem encargos adicionais dos contratos afectados".
A ANACOM anunciou a 24 de Julho "medidas correctivas" às operadoras de telecomunicações MEO, NOS, Nowo e Vodafone para baixarem preços aos consumidores ou permitirem a rescisão de contratos sem custos adicionais.
Segundo a entidade reguladora, em causa estão práticas daquelas empresas, que alteraram condições contratuais após a entrada em vigor da lei 15/2016, que introduziu maior transparência na fidelização de clientes e facilidade na rescisão de acordos.
As operadoras, segundo a ANACOM, "deverão agora avisá-los [clientes] de que têm o direito a rescindir os contratos, sem quaisquer custos ou, em alternativa, poderão recuperar as mesmas condições que tinham antes das alterações", dentro de 30 ou de 20 dias úteis, respectivamente.
A DECO salienta que "resta às operadoras reverterem as alterações ou permitir a rescisão dos contratos" e, para isso, os consumidores podem contar com o seu apoio, através do preenchimento de um formulário e uma carta-tipo, disponíveis no site da associação. A instituição vai reencaminhar todos os pedidos para as respectivas operadoras, exigindo a rescisão do contrato de cada consumidor, e vai acompanhar todos os processos até à sua conclusão.
Os consumidores que pretendam rescindir os seus contratos, lembra a DECO, devem estar atentos aos prazos muito curtos estabelecidos por cada operadora para agirem em tempo útil.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.