O primeiro-ministro anunciou todas as alteraçõies introduzidas pela segunda fase de desconfinamento. Segundo e terceiro ciclo voltam às aulas na segunda-feira.
A segunda fase de desconfinamento avança na segunda-feira. Todo o país evolui para esta segunda fase, mas há 19 concelhos que estão acima do limiar definido pelo Governo e que daqui a duas semanas, depois da reavaliação podem ser impedidos de avançar.
António Costa
O que se altera a partir de segunda-feira:
- Reabrem as escolas 2.º e 3.º ciclos, ATL e equipamentos sociais na área da deficiência;
- museus, monumentos, palácios, galerias de arte e outros;
- todas as lojas com menos de 200 metros quadrados com porta para a rua podem receber clientes no interior;
- esplanadas podem voltar a abrir, com um máximo de quatro pessoas por grupo;
- ginásios podem reabrir, mas sem as aulas de grupo;
- voltam a abrir todas as modalidades desportivas de baixo risco e actividade física ao ar livre até quatro pessoas;
- termina também a proibição de circular entre concelhos durante o fim-de-semana.
Há 19 concelhos que têm agora mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes e, por isso, estão acima do nível de risco definido pelo Governo: Alandroal, Albufeira, Beja, Borba, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Lagoa, Marinha Grande, Soure, Vila do Bispo, Vimioso, Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira da Pena e Rio Maior.
Além destes locais, também os concelhos vizinhos poderão ser alvo de um travão, caso se verifique que a sua situação se pode degradar devido à incidência mais elevada. O objetivo em esperar mais duas semanas, segundo António Costa, é tentar que estes locais consigam controlar a situação. Se em duas avaliações sucessivas, os mesmos concelhos estiverem acima do limiar então não devem avançar.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?