Sábado – Pense por si

Covid-19: Lisboa vai ter novos locais para testes no Lumiar e Parque das Nações

17 de março de 2020 às 21:02
As mais lidas

Os testes nas duas unidades serão feitos aos cidadãos que tenham prescrição médica passada em unidades do Serviço Nacional de Saúde e gratuitos.

Duas unidades de diagnóstico do novo coronavírus vão abrir no fim de semana em Lisboa, no Lumiar e no Parque das Nações, e terão capacidade para fazer cerca de 500 análises diárias, anunciou a autarquia esta terça-feira.

Segundo um comunicado do município, os testes nas duas unidades serão feitos aos cidadãos que tenham prescrição médica passada em unidades do Serviço Nacional de Saúde e serão gratuitos.

Uma das unidades de diagnóstico será instalada na Escola Básica Quinta dos Frades, no Lumiar. A outra unidade será um "centro de rastreio Móvel ('drive-thru') no Parque das Nações.

As unidades serão instaladas pela autarquia e pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Na nota da Câmara de Lisboa é referido que a unidade a instalar na Escola Básica Quinta dos Frades terá capacidade para realizar entre 300 a 400 testes e funcionará com dois médicos e seis técnicos laboratoriais.

O Centro de Rastreio Móvel ficará instalado no parque de estacionamento junto à Rua Vitorino Magalhães Godinho e terá capacidade para 150 análises diárias, podendo este número aumentar de acordo com as necessidades.

Os dois centros inserem-se numa rede de 10 unidades, a serem instaladas nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito da rede partilhada de recursos entre os 18 municípios.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou uma reunião do Conselho de Estado para quarta-feira, para discutir a eventual decisão de decretar o estado de emergência.

Portugal está em estado de alerta desde sexta-feira, e o Governo colocou os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas desde segunda-feira e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.

O Governo também anunciou o controlo de fronteiras terrestres com Espanha, passando a existir nove pontos de passagem e exclusivamente destinados para transporte de mercadorias e trabalhadores que tenham de se deslocar por razões profissionais.

O Governo declarou hoje estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.