A Proteção Civil ativou uma linha telefónica para apoio psicossocial aos bombeiros que têm de lidar com situações que envolvam emergências no âmbito da pandemia.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ativou hoje uma linha telefónica para apoio psicossocial aos bombeiros que têm de lidar com situações que envolvam emergências no âmbito da pandemia de covid-19.
Esta linha é uma "resposta adicional" às corporações de bombeiros, seja de voluntários ou profissionais, no âmbito da covid-19, disse à Lusa o responsável pela Divisão de Segurança, Saúde e Estatuto Social da ANEPC.
Rui Ângelo avançou que a linha está à disposição dos comandantes dos bombeiros, sendo depois feita uma avaliação e triagem pelas equipas de apoio psicossocial da Proteção Civil e, em caso de necessidade, será contactado o bombeiro.
Segundo a ANEPC, no âmbito da resposta nacional à pandemia coovi-19 os corpos de bombeiros "estão sujeitos a uma elevada exigência emocional", designadamente pela continuidade da atividade normal e pela ação específica de emergência pré-hospitalar que, por exemplo, pode contemplar o transporte de vítimas suspeitas ou com teste positivo de covid-19
Rui Ângelo precisou que os bombeiros estão a passar por uma "maior pressão" nesta altura e, muitas vezes, em transporte de emergência pré-hospitalar só sabem mais tarde que o doente estava infetado com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.
As equipas de apoio psicossocial da ANEPC, constituídas por bombeiros voluntários que simultaneamente são psicólogos e assistentes sociais, prestam apoio psicológico e social aos bombeiros e às suas famílias desde 2011.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).
Coronavírus: Proteção Civil cria linha de apoio aos bombeiros
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
De qualquer maneira, os humanos, hoje, no século XXI, são já um mero detalhe em cima da Terra. Hoje há bilionários, máquinas e os anexos – os biliões de humanos que por aqui andam.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
Num debate político talvez valesse a pena fazer uma análise de quem tem razão, quem conhece melhor o país, quem apresenta soluções exequíveis no âmbito dos poderes presidenciais, quem fala dos aspectos éticos da política sem ser apenas no plano jurídico.