Líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, defende o "aprofundamento do caminho" iniciado em 2015 para "mais direitos e investimento público".
O líder parlamentar do Bloco de Esquerda defendeu hoje que o "aprofundamento do caminho" iniciado em 2015 para "mais direitos e investimento público" só será possível se o PS não tiver uma "maioria absoluta" nas legislativas.
"A escolha que se coloca agora é se queremos aprofundar o caminho iniciado [em 2015], com mais salvaguarda de direitos, mais investimentos nos serviços públicos e com a garantia que isso vai resultar em melhor economia", defendeu Pedro Filipe Soares.
"Isso pode ser feito de vária formas", disse, considerando que "a única forma que não salvaguarda isso é uma maioria absoluta do Partido Socialista porque (...) maiorias absolutas não são sinónimo de progresso".
Falando no "16º Liberdade", acampamento organizado pela Coordenadora Nacional de Jovens do BE, onde participou num debate com o mote "BE: De onde vimos, para onde vamos", Pedro Filipe Soares considerou que o termo `geringonça´ "está datado" e é hoje carregado pelo BE "com orgulho" e "já não com preconceito", depois de ter usado da palavra perante algumas dezenas de jovens do BE na qualidade de orador.
"A gerigonça é um termo datado. Foi cunhado como insulto, acabou por ser acarinhado pelo país, o que mostra bem o sentimento que houve da melhoria das políticas que nós conseguimos com a solução governativa que foi alcançada em 2015 e, por isso, acaba por ser algo que agora carregamos com orgulho e não com preconceito", afirmou, em declarações à Lusa.
O racismo, as alterações climáticas ou a pobreza no século XXI são alguns dos principais temas em debate no 16.º Liberdade, que decorre desde quarta-feira e até domingo em Martinchel (Abrantes) e que será encerrado pela coordenadora do BE, Catarina Martins.
Bloco diz que "maiorias absolutas não são sinónimo de progresso"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?