NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
"Elevada atividade microbiológica" na água levou a decisão das autoridades.
Os banhos na praia de Matosinhos estão desaconselhados devido a uma "elevada atividade microbiológica" na água, revelou hoje a autarquia, explicando que a situação se vai manter pelo menos até segunda-feira, quando forem conhecidos resultados de novas análises.
"Estão desaconselhados os banhos na praia de Matosinhos pelo menos até segunda-feira, dia em que serão conhecidos os resultados das análises das colheitas efetuadas durante o dia de hoje pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)", disse à Lusa fonte do município.
A mesma fonte esclareceu estar em causa uma segunda análise por parte da APA, sendo que a primeira, que levou ao desaconselhamento dos banhos, registou na água uma "elevada atividade microbiológica" relacionada com a chuva intensa dos últimos dias e o aumento dos caudais das ribeiras.
"A elevada atividade microbiológica registada na água prende-se com as chuvas intensas que se registaram durante quarta-feira e a madrugada de quinta-feira, que fizeram com que os caudais das ribeiras atingissem níveis muito elevados, arrastando os sedimentos/poluentes dos canais", esclarece a Câmara de Matosinhos.
A autarquia indicou ainda que, "paralelamente, as marés vivas e a agitação marítima elevada provocaram o descolamento de sedimentos estabilizados no fundo do mar".
Isto, acrescenta, "também pode ter degradado a qualidade da água do mar".
A expectativa do município é que a situação esteja "normalizada no início da próxima semana".
A autarquia refere ainda estar "em contacto permanente com a APA e a proceder ao acompanhamento da monitorização das águas".
Contactado pela Lusa, fonte da Capitania esclareceu ter conhecimento do desaconselhamento dos banhos, notando que esta recomendação, bem como o aviso colocado na praia, são da responsabilidade da APA, numa decisão tomada com base na análise de determinados parâmetros da água.
A mesma fonte esclareceu que as questões relacionadas com a qualidade da água não devem implicar o içar da bandeira vermelha na praia, já que esta serve para se referir ao nível da agitação marítima e à perigosidade "física" a que podem estar sujeitos os banhistas.
Banhos desaconselhados na praia de Matosinhos pelo menos até segunda-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?