Sábado – Pense por si

Activos dois incêndios em Cinfães e Póvoa do Lanhoso

Dois incêndios em Cinfães (distrito de Viseu) e Póvoa do Lanhoso (distrito de Braga) são as únicas ocorrências activas às 13:30

Dois incêndios em Cinfães (distrito de Viseu) e Póvoa do Lanhoso (distrito de Braga) são as únicas ocorrências activas às 13:30, após os fogos que mais preocupavam os operacionais terem sido dominados, segundo fonte da Protecção Civil.

Em declarações à agência Lusa, a adjunta de operações da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, afirmou que durante a manhã foram dominadas as ocorrências mais importantes.

Pouco depois das 08:00, existiam três incêndios em curso e dois em resolução.

No 'site' da ANPC, eram apontadas como ocorrências importantes três fogos em curso: no concelho de Pombal e Alvaiázere, no distrito de Leiria, e no concelho de Abrantes, distrito de Santarém.

Em resolução encontravam-se os fogos nos concelhos de Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém, e de Cantanhede, distrito de Coimbra.

Segundo Patrícia Gaspar, estes fogos foram entretanto dominados, embora os operacionais estejam a trabalhar no sentido de evitar reacendimentos ou combatê-los, caso surjam reacendimentos.

No primeiro 'briefing' do dia da ANPC com os jornalistas, pelas 09:00, Patrícia Gaspar revelou que sexta-feira foi o dia deste ano em que Portugal registou mais incêndios, num total de 220 ocorrências, das quais 60 apenas no distrito do Porto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.