Sábado – Pense por si

Casos de hepatite A sobem para 199

Segundo dados recentes a grande maioria dos doentes notificados são adultos jovens do sexo masculino

O número de casos de hepatite A notificados desde o início do ano em Portugal subiu para 199, segundo uma actualização feita hoje pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

No passado dia 7, segundo um balanço na altura do director-geral da Saúde, Francisco George, estavam notificados 160 casos. Na altura o responsável anunciou o alargamento da vacinação para a hepatite A, no seguimento de um surto da doença.

Há cinco dias o Grupo de Activistas em Tratamento (GAT) exigiu que as autoridades tomem medidas para adquirir mais vacinas contra a hepatite A, estimando que as 12 mil doses disponíveis não sejam suficientes até ao fim deste ano.

Na mesma altura o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) garantiu que Portugal tem "um número adequado" de vacinas contra a hepatite A.

Segundo dados recentes a grande maioria dos doentes notificados são adultos jovens do sexo masculino, principalmente residentes na área de Lisboa e Vale do Tejo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.