Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
22 de setembro de 2020 às 07:00

O cozinheiro surdo, o ladrão árabe, a sua mulher LGBT+ e o marido somali dela

A nova versão de Casablanca (Melhor Filme em 1943) terá Beyoncé como o taberneiro Rick Blaine e Tom Cruise como a refugiada Ilsa Lund (John Legend encarnará o pianista Sam)

A partir de 2024, as longas-metragens candidatas ao Óscar de Melhor Filme terão de cumprir as novas regras de inclusão e elegibilidade decididas pela Academia de Hollywood. Qualquer filme que pretenda candidatar-se aos Óscares terá de preencher um série de critérios, entre eles: um dos protagonistas ou actores/actrizes secundários deverá pertencer a um "grupo étnico ou racial sub-representado", como "nativo do Alasca"; pelo menos 30% do total de intérpretes terá de pertencer a grupos minoritários como "surdos" ou "LGBTQ+"; o tema ou narrativa do filme candidato deverá centrar-se em minorias como "mulheres" ou "pessoas com dificuldades cognitivas".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.