Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
28 de outubro de 2021 às 08:00

O fim da Feira do Gado

António Costa pensou ser possível arrastar esta forma de fazer política que passa por tomar o pequeno-almoço com o grande capital e jantar com os trabalhadores sem, pelo menos, levar uma garrafa de vinho. Desde 2015 que isto tem tudo para acabar mal.

CORRIA O ANO DO SENHOR COSTA DE 2016, QUANDO NO HABITUAL JANTAR DE NATAL do grupo parlamentar do PS, o efusivo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, introduziu no discurso político a metáfora perfeita para o que, um ano antes, tinha sido criado: a geringonça. Dirigindo-se ao então ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, Santos Silva parabenizou-o entusiasticamente por um acordo conseguido na Concertação Social: “Ali, o Vieira da Silva conseguiu mais um acordo. Ó Zé António, és o maior… negociante. Grande negociante.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.