Sábado – Pense por si

Tiroteios no Mississípi provocam pelo menos seis mortos em evento de escola secundária

As mais lidas

Foram registados três tiroteios durante o "homecoming weekend", momentos de celebração das comunidades norte-americanas.

Pelo menos seis pessoas morreram na sequência de dois tiroteios no estado do Mississípi, nos Estados Unidos, que ocorreram durante uma celebração desportiva de uma escola secundária. 

Tiroteios em Leland, Mississípi, resultam em vítimas durante festividades escolares
Tiroteios em Leland, Mississípi, resultam em vítimas durante festividades escolares AP Photo/Katie Adkins

Além de quatro mortos, registam-se ainda quatro feridos em estado crítico que foram transportados para o Centro Médico da Universidade do Mississípi, afirmaram as autoridades locais.

O tiroteio ocorreu na noite de sexta-feira, fora do espaço escolar, na pequena cidade de Leland. Morreram quatro pessoas, segundo o presidente da câmara da cidade, John Lee. Antes do tiroteio, tinha decorrido um jogo de futebol americano no contexto de uma celebração anual típica desta altura nos Estados Unidos ("homecoming weekend"), em que antigos alunos regressam à sua escola para uma celebração comunitária.

A carregar o vídeo ...

Com poucas horas de diferença, houve mais dois episódios com disparos no mesmo estado. Na sequência do tiroteio que aconteceu em Heidelberg registam-se duas vítimas mortais.

As autoridades afirmaram que a investigação sobre o caso continua aberta.

Citado pelo jornal americano New York Times, o presidente da Câmara de Leland diz não se saber quem foi o autor dos disparos e que a polícia não tem suspeitos identificados.

Até ao momento, em 2025, os Estados Unidos já registaram, pelo menos, 300 tiroteios em massa (em que há pelo menos quatro pessoas baleadas), de acordo com a organização Gun Violence Archive.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.