Sábado – Pense por si

Polícia eslovena deteta 30 migrantes em vagões de comboio

O comboio com 20 vagões era proveniente da Sérvia e os migrantes foram detetados pela polícia em Dobova, a passagem fronteiriça com a Croácia.

A polícia eslovena revelou hoje ter descoberto 30 migrantes em vagões de transporte que transportavam argila, incluindo 12 crianças e uma mulher grávida, todos provenientes daSíria,IrãoeAfeganistão.

O comboio com 20 vagões era proveniente da Sérvia e os migrantes foram detetados na terça-feira pela polícia em Dobova, a passagem fronteiriça com a Croácia.

A polícia eslovena disse que os migrantes estavam cobertos de argila quando tentavam a travessia ilegal em direção a outro país da União Europeia (UE).

A polícia referiu que as suas vidas estavam em perigo devido à falta de oxigénio e pelo facto de argila se ter tornado mais espessa.

Milhares de migrantes bloqueados na região dos Balcãs continuam a tentar de forma desesperada atravessar a região em direção a outros países da Europa. E milhares tentam também agora entrar após a decisão da Turquia em abrir as suas fronteiras com a Grécia e Bulgária, dois Estados-membros da UE.

Os países dos Balcãs têm manifestado receios sobre um novo fluxo migratório semelhante ao registado em 2015-2016, quando centenas de milhares atravessaram a região em direção à Europa ocidental.

A polícia eslovena referiu que três dos migrantes descobertos no comboio receberam tratamento médico.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.