Sábado – Pense por si

ONU diz que há avanços nas conversações com a Líbia

08 de fevereiro de 2017 às 20:40
As mais lidas

As conversações sobre possíveis alterações no actual acordo político, em particular sobre o papel do marechal, avançaram nos últimos dois meses

Martin Kobler, responsável da ONU, assegurou esta quarta-feira, que as negociações sobre o Governo de unidade nacional na Líbia podem alcançar resultados nas próximas semanas. Desta forma, o país poderá entrar na via da estabilidade, segundo Kobler. 

O Governo liderado pelo primeiro-ministro Fayez al-Sarraj e reconhecido pelas Nações Unidas, está estabelecido em Tripoli desde há um ano, mas não consegue impor a sua autoridade no leste do país, uma região sob a influência do marechal Khalifa Haftar.  




O mediador da ONU, Martin Kobler, explicou ao Conselho de Segurança da organização que as conversações sobre possíveis alterações no actual acordo político, em particular sobre o papel do marechal, avançaram nos últimos dois meses. "Estou convencido que é possível chegar, nas próximas semanas, a um entendimento que permita encontrar uma solução", afirmou Kobler.  A Líbia tem estado mergulhada em rivalidades entre diferentes milícias e tribos desde a queda do regime de Moammar Khadafi em 2011.

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?