Sábado – Pense por si

Juan Francisco, o polícia que salvou um bebé nas águas de Ceuta

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 19 de maio de 2021 às 20:00

Quando o agente do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas da Guarda Civil pegou no bebé, que tinha um gorro e luvas, a criança estava gelada e não reagia. 

A fotografia de um homem que se atirou ao mar para salvar um bebé de meses está a correr o mundo e a chamar a atenção para o drama vivido por milhares de migrantes que chegaram a Ceuta, vindos de Marrocos nos últimos dias. Em apenas um dia, mais de oito mil pessoas chegaram ao enclave espanhol, incluindo mais de 1.500 crianças. Há relatos da situação de fragilidade dos migrantes que chegam à zona da praia do Tarajal a nado, ou em pequenas embarcações insufláveis. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.