Sábado – Pense por si

Airbus alvo de ataques informáticos a partir da China

26 de setembro de 2019 às 08:40
As mais lidas

Quatro grandes ataques atingiram empresas subcontratadas da fabricante europeia nos últimos doze meses.

A Airbus foi alvo de vários ataques informáticos através de empresas subcontratadas pela fabricante de aviões, que fontes de segurança, segundo a AFP, suspeitam que as operações de espionagem industrial foram controladas a partir da China.

Quatro grandes ataques atingiram empresas subcontratadas da fabricante europeia nos últimos doze meses, disseram duas fontes de segurança à AFP, que conseguiu traçar os contornos e objetivos desta série de ofensivas, questionando mais de meia dúzia de fontes próximas ao processo que falaram sob condição de anonimato.

Os subempreiteiros em causa são o grupo francês de consultoria tecnológica Expleo, o fabricante britânico de motores Rolls Royce e outras duas empresas francesas.

Questionado pela AFP, o Expleo "não confirma ou nega" as informações. a Airbus e a Rolls Royce também não comentaram.

Embora extremamente cautelosos quanto à origem dos ataques devido às dificuldades técnicas para identificar formalmente os agressores, fontes entrevistadas pela AFP apontaram que suspeitam de 'hackers' que trabalham em nome da China.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.