Sábado – Pense por si

Produção de vinho será a mais baixa dos últimos vinte anos

Jornal de Negócios 20 de novembro de 2018 às 15:59

Os prejuízos causados pelas altas temperaturas atingiram praticamente todas as regiões vitivinícolas do país e vão fazer-se sentir fortemente nos níveis da produção. Segundo os dados do INE, verifica-se também quebras nas fruteiras e na oliveira.

Atrasos nas vindimas, chuvas em Outubro e excesso de calor em Agosto que provocaram escaldões nos bagos. Eis os condimentos que deverão marcar este ano a produção de vinho: apesar de as primeiras uvas até terem chegado aos lagares em bom estado sanitário e com teores de açúcar regulares, a qualidade acabaria depois por baixar, precipitando a conclusão das vindimas. O resultado será uma redução da produção na ordem dos 20% para os 5,2 milhões de hectolitros, a menor das últimas duas décadas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.