Sábado – Pense por si

Bruxelas vê margem para subida dos salários

Comissão Europeia aconselha "calibrar" salários em 2023. Aumento serviria para conter impacto da inflação, mas pode ficar abaixo dos 5,1% acordado pelo Governo com os parceiros sociais.

A Comissão Europeia (CE) acredita que há margem para subir mais os salários em 2023. Num relatório, avançado peloJornal de Negócios, defende que "a calibração dos salários deve apoiar o poder de compra dos trabalhadores, ao mesmo tempo que ajuda a aliviar a pressão sobre os preços".

Getty Images

Os aumentos previstos não compensam a perda do poder de compra e podem ainda ficar abaixo das subidas programadas para limitar os impactos na inflação. Portugal tinha definido com os parceiros sociais uma subida de 5,1% este ano.

Leia mais noNegócios.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.