Sábado – Pense por si

Latas de rebuçados, pombos-correio ou cavalos atrás da baliza – as histórias do Campeonato de Portugal

Carlos Torres
Carlos Torres 29 de junho de 2022 às 08:00

A prova, a primeira de caráter oficial em Portugal, começou em 1922, há 100 anos, e durou até 1938. O Sporting quer que os seus quatro triunfos sejam reconhecidos como títulos de campeão. Antes da decisão na Assembleia Extraordinária da FPF, esta quarta-feira, 29 de junho, recorde algumas das melhores histórias.

A primeira prova nacional, o Campeonato de Portugal, começou a disputar-se há 100 anos. A 4 de junho de 1922, o FC Porto recebeu e venceu, por 2-1, o Sporting, na primeira mão da competição, que punha frente a frente os campeões regionais de Lisboa e Porto. Na segunda mão, a 11 de junho, no Campo Grande, os leões ganharam por 2-0, e teve de se fazer uma finalíssima, que por sorteio calhou no campo do Bessa, no Porto. Aí, os dragões ganharam por 3-1 (após prolongamento) e ficaram na história como os primeiros campeões de Portugal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.