Sábado – Pense por si

A incrível vitória da squadra azzurra

João Carlos Silva
João Carlos Silva 11 de julho de 2018 às 12:34

No dia 11 de Julho de 1982, num estádio Santiago Bernabeu lotado, a Itália das apostas viciadas conquistou o terceiro título

Começaram o torneio assim: 0-0 com a Polónia, 1-1 com o Peru e 1-1 com os Camarões. Em casa, os jornais escreveram o pior possível da equipa. As manchetes chegaram a ser humilhantes. Mas a Itália treinada por Enzo Bearzot conseguiu ainda assim passar à segunda fase de grupos. Nos jornais, a troça e a descrença continuavam: era evidente que a equipa não tinha qualquer hipótese, com os adversários que lhe calhara enfrentar: a Argentina e o Brasil. Restava esperar que os resultados não fossem desastrosos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.