Sábado – Pense por si

Vacina covid-19. EMA tem estudos para diminuir o intervalo entre a segunda dose e a terceira

De acordo com as regras em vigor, é necessário cumprir um intervalo de seis meses entre a segunda dose e a terceira. Em breve será emitida uma recomendação em relação ao intervalo entre doses, adiantou a Agência Europeia do Medicamento.

As pessoas com mais de 65 anos poderão vir a tomar a terceira dose da vacina contra a covid-19 mais cedo. De acordo com as regras em vigor, é necessário cumprir um intervalo de seis meses entre a segunda dose e a terceira, mas a Agência Europeia do Medicamento (EMA) já fez estudos que permitem diminuir esse tempo. 

Reuters

AoPúblico, a EMA revelou que "dados preliminares de estudos sobre reforços heterólogos indicam que o reforço pode ser dado mais cedo, para obter um aumento rápido dos anticorpos". Se o intervalo for menor, os portugueses com mais de 65 anos, cuja segunda dose começou a ser administrada a partir de julho, poderão tomar a terceira dose da vacina antes do próximo ano. 

A instituição que aprova as vacinas administradas na Europa adiantou ainda que em breve será emitida uma recomendação em relação ao intervalo entre doses. 

Artigos Relacionados

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?