Sábado – Pense por si

Qual o preço a pagar pela beleza de um bulldog?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 27 de fevereiro de 2019 às 12:46

Criadores seleccionam cães com maiores olhos e focinhos para corresponder às exigências de donos mas evolução está a sufocar os animais. Veterinários consideram que doença que afeta metade de todos os bulldogs, bulldogs franceses e pugs é uma "calamidade à espera de acontecer".

Os focinhos rechonchudos de bulldogs e pugs fazem as delícias de milhões de pessoas mas os especialistas consideram-nos uma "calamidade à espera de acontecer". A síndrome das vias aéreas obstrutivas braquiocefálicas (BOAS), também denominada síndrome das vias aéreas, afeta metade de todos os cães de cabeça achatada – raças como o bulldog, o bulldog francês e o pug – e veterinários avisam que a doença que impossibilita os animais de respirar corretamente aparece com cada vez mais regularidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.