Sábado – Pense por si

Como vai ser a comida do futuro?

Bioquímicos, geneticistas e cientistas, muitos, estão a criar alimentos e suplementos específicos para cada ser humano

Martin Kussmann é um homem alto e magro. Usa óculos e tem um sorriso rasgado. Os pais emigraram da Alemanha para a Suíça, onde nasceu há 52 anos. Geneticamente, o bioquímico partilha muitas características consigo, caro leitor. E, no entanto, são muito diferentes. "Os genes justificam muita coisa, mas não explicam tudo", diz o próprio. É para decifrar as diferenças entre ambos (e os seus vizinhos, colegas de trabalho ou absolutos desconhecidos) que Kussman dirige, há cerca de seis anos, o departamento deMetabonomics e Proteomics do Nestlé Institute of Health Sciences(NIHS).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.