Zita Martins é especialista no estudo da origem, evolução e distribuição da vida no Universo. É professora associada no Departamento de Engenharia Química do IST e investigadora de Astrobiologia e Cosmoquímica no Centro de Química-Física Molecular no IST.
A astrobióloga Zita Martins foi nomeada codiretora nacional do programa MIT Portugal, anunciou esta segunda-feira em comunicado oInstituto Superior Técnico(IST), do qual a investigadora é professora associada.
Nomeada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Zita Martins assume a codireção nacional do programa dirigido em Portugal pelo professor catedrático da Universidade do Minho Pedro Arezes.
O programa MIT Portugal é igualmente dirigido, mas nosEstados Unidos, pela ex-vice-administradora da agência espacial norte-americana NASA Dava Newman, que foi nomeada, ao contrário dos portugueses, pelo próprio Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde é professora.
O MIT Portugal é um programa científico-tecnológico que resulta da colaboração direta entre a FCT, principal entidade que financia a investigação científica em Portugal, e o instituto norte-americano MIT, envolvendo Governo português, universidades, instituições científicas, entidades não académicas e indústria.
A terceira fase do programa foi lançada em junho de 2018 e foca-se na investigação em áreas como as alterações climáticas, os oceanos, o espaço, a transformação digital na indústria e as cidades sustentáveis.
Especialista no estudo da origem, evolução e distribuição da vida no Universo, Zita Martins integra o Comité Executivo da Associação Europeia de Astrobiologia e participa em várias missões espaciais, como a europeia Ariel (que vai estudar a atmosfera de planetas fora do Sistema Solar) e a japonesa Hayabusa2 (que pretende recolher e analisar amostras do asteroide Ryugu).
Depois de ter lecionado e investigado em França, nos Estados Unidos (na NASA) e no Reino Unido, é desde janeiro de 2018 professora associada no Departamento de Engenharia Química do IST e investigadora de Astrobiologia e Cosmoquímica no Centro de Química-Física Molecular no IST, criando pela primeira vez esta área de investigação em Portugal.
Astrobióloga Zita Martins nomeada codiretora nacional do programa MIT Portugal
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esquecemo-nos muitas vezes de que, para usarmos ferramentas de inteligência artificial, precisamos, na generalidade das situações e plataformas, de ser capazes de produzir um conjunto de instruções detalhadamente objetivas para conduzir o processo.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?