Esperança de vida de doentes com mieloma está a aumentar

Estima-se que em Portugal ocorram 300 novos casos por ano de mieloma múltiplo.
Por Vanessa Fidalgo 07 de Dezembro de 2019 às 01:30
Em Portugal surgem todos os anos 300 novos casos de mieloma múltiplo, um tumor do sangue raro
Em Portugal surgem todos os anos 300 novos casos de mieloma múltiplo, um tumor do sangue raro Foto: Getty Images

É uma doença rara, atinge sobretudo homens entre os 50 e os 70 anos, mas estima-se que em Portugal ocorram cerca de 300 novos casos por ano de mieloma múltiplo, uma doença maligna, cujo tumor tem origem na medula óssea, em que a célula afetada é o plasmócito.

No mieloma múltiplo, os plasmócitos aumentam de forma descontrolada, infiltram a medula óssea e provocam um enorme aumento da produção das imunoglobulinas, com uma taxa de sobrevivência reduzida. A boa notícia é que os novos tratamentos têm permitido aumentar a sobrevivência.

Em 2001, no Porto, nasceu a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que recentemente recebeu uma bolsa no valor de 10 mil euros pelo projeto ‘Perto de Si, pela Sua Saúde’.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Deixou de fazer exercício físico e agora?

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.