Não sabe o que fazer a esses pontinhos brancos na cara?
Milia surgem devido à acumulação de pele morta na superfície da epiderme.
Pequenos pontinhos brancos surgem-lhe na cara ou noutras zonas do corpo? Não são borbulhas, mas sim milia. Estes cistos de queratina formam-se na epiderme, assemelhando-se a pequenos montes brancos ou amarelos. São associados a bebés recém-nascidos, mas também ocorrem em crianças e adultos.
"Há vários fatores que causam milia nos adultos. É mais comum que ocorram devido à pele morta que se acumula e fica presa nos poros junto à superfície da pele. Se essa acumulação não for expelida naturalmente, pode transformar-se num pequeno cisto", explica à Harper’s Bazaar Aleksandra Encheva, especialista em tratamentos faciais.
Na face, surgem as milia primárias. As milia secundárias desenvolvem-se de maneira diversa: "Ocorrem quando as glândulas sudoríparas ficam entupidas. Geralmente são causadas por algum tipo de trauma ou infeção na pele (como tratamentos laser, peelings químicos e herpes) ou fatores ligados ao estilo de vida, como a falta de sono, fumar tabaco, má higiene pessoal, usar produtos de beleza à base de óleo e uso de esteroides."
Nunca deve tratar estes pequenos pontos brancos como borbulhas. Espremê-las só vai irritar e danificar a pele sem resolver nada. As milia podem desaparecer passados meses ou semanas, pelo que deve apostar na limpeza da pele. Também podem ser retiradas por um especialista, através de uma intervenção.
O seu relacionamento está mais forte com a pandemia? Pode ser por estas 5 razões
Um estudo recente aponta as diferenças principais entre os relacionamentos mais e menos felizes em tempos de Covid-19. Estas são as cinco atividades que aproximaram aqueles que se encontram numa relação romântica.
Como combater os efeitos do frio na pele
Com a descida das temperaturas, estes são os conselhos especializados para a perda de hidratação – e todas as restantes desgraças que afetam a pele no inverno.
Sono profundo limpa "resíduos do cérebro", avança estudo
Prevenindo doenças neurodegenerativas, pesquisa reafirma importância de "ter uma boa noite de sono".
Michael Greger: “Há apenas uma dieta capaz de reverter as doenças cardíacas”
Em 'Como Não Fazer Dieta', Michael Greger explica como o termo ‘dieta’ é o número um a evitar-se quando o objetivo é emagrecer — parecendo confuso, não é. E acrescenta que existe apenas um tipo de alimentação capaz de prevenir doenças e ajudar a perder peso ao mesmo tempo.
Três em cada dez mulheres dizem ter sido vítimas de abuso no parto, segundo estudo
Principais conclusões do inquérito apontam que "quanto maior é o sentimento de controle das mulheres sobre a sua experiência de parto, maior a satisfação vivenciada".
Sensor feito de ouro ajuda doentes com insuficiência cardíaca
Dispositivo que dispensa pilhas permite monitorizar o funcionamento cardíaco e seguir os doentes à distância.