Consumo de carne vermelha e álcool associado ao cancro colorretal

Cerca de 90% dos cancros colorretais é diagnosticado depois dos 50 anos.
Por Jéssica Santos, Daniela Vilar Santos 01 de Junho de 2021 às 11:03
Foto: Direitos Reservados

Pessoas com padrões alimentares de elevado consumo de carne vermelha e álcool têm uma maior incidência de cancro colorretal. Pelo contrário, pessoas com padrões que enfatizam maior ingestão de fibra alimentar, cálcio, iogurte e menor ingestão de carne vermelha e álcool estão associadas a um menor risco de virem a desenvolver esta doença. 

O estudo, publicado na revista médica Jama Network, avaliou 9954 publicações feitas entre 2006 e 2019 sobre esta patologia com o objetivo de determinar se os padrões alimentares, alimentos específicos, bebidas, micro e macronutrientes estão relacionados com a incidência do cancro colorretal. 

Os dados analisados permitiram estabelecer uma forte associação da doença a pacientes que fizeram uma maior ingestão de carne vermelha, uma moderada ingestão de álcool (entre uma a três bebidas por dia) e uma menor ingestão de fibra alimentar, cálcio e iogurte com este diagnóstico. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

O verdadeiro peso da performance sexual numa relação

“Os homens focam-se na performance, sentem que têm de ser ótimos enquanto amantes e têm que dar prazer, e elas têm de ser sexy e sensuais” Marta Crawford, sexóloga, desmistifica as questões das “deusas” e “deuses” do amor.