Acorda com o seu ressonar? Roncopatia pode ser sinónimo de problemas graves de saúde

O ressonar pode dever-se a uma situação pontual, como uma constipação, ou ser sintoma de problemas mais graves como a apneia do sono.
Por Vanessa Fidalgo 14 de Fevereiro de 2020 às 01:30
Roncopatia
Roncopatia Foto: Getty Images

Ressonar é uma perturbação respiratória do sono, que pode ir desde a roncopatia simples até à Apneia Obstrutiva do Sono, consoante a gravidade clínica da obstrução da via aérea.

"Um indivíduo pode ressonar durante a noite, sem despertares noturnos e sem apresentar outros sintomas diurnos (roncopatia simples) ou, associado ao ressonar, apresentar pausas respiratórias durante o sono (apneias), com fragmentação do mesmo, e consequente hiperssonolência diurna, diminuição da atenção, perda de concentração ou memória (Síndrome de Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono -SAHOS)", explica o otorrinolaringologista Marco Menezes Peres.

Em qualquer um dos casos, o sono é uma necessidade fisiológica cuja perturbação pode ter "um enorme impacto no humor, emoções, relações interpessoais, casamentos, sucesso no trabalho e na saúde", diz o médico.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Deixou de fazer exercício físico e agora?

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.