Sabia que os jovens que sofrem de anemia têm menor rendimento escolar?

Diminuição de glóbulos vermelhos por falta de ferro é a causa mais comum desta doença.
Por Daniela Polónia 30 de Novembro de 2019 às 09:51
A carregar o vídeo ...
Sabia que os jovens que sofrem de anemia têm menor rendimento escolar?
Menor rendimento escolar, cansaço, fadiga, insónias, irritabilidade e palidez podem ser consequências de anemia - uma doença que se caracteriza pela diminuição de glóbulos vermelhos no sangue e cuja causa mais frequente é a falta de ferro.

"A carência de ferro atinge entre 15 a 20 por cento dos adolescentes, sendo mais comum nas raparigas devido ao período menstrual. Os mitos da alimentação e a história dos modelos excessivamente magros exercem alguma influência nos jovens que acabam por fazer uma alimentação que não é a mais adequada.

Nestas idades há também um crescimento muito acelerado, logo, é preciso mais hemoglobina. Se não for ingerida a quantidade necessária de ferro, o jovem pode então vir a sofrer de anemia", alerta o pediatra Lino Rosado, médico na Clínica Roma, em Lisboa.

Os especialistas aconselham que se adote uma dieta rica em ferro e, para isso, deve incluir alimentos como carnes vermelhas, ovos e frutos secos. Por outro lado, a fibra existente em alguns vegetais diminui a absorção do ferro, tal como acontece com o cálcio presente no leite.

O diagnóstico da anemia é feito através do historial clínico do paciente, da observação médica e ainda de alguns exames, como análises ao sangue.

O MEU CASO
"Andava exausta e desatenta"
"Andava sempre muito desatenta às aulas, rabugenta. Dormia o dia todo se fosse preciso, estava sempre exausta", relembra Madalena Évora, de 17 anos. A estudante que vive em Lisboa foi diagnosticada com ferropénia, ou seja, falta de ferro, embora ainda não estivesse num estado de anemia.

Madalena passou a comer mais carne vermelha, que ingeria pouco, e foi medicada. "Passei a ficar mais ativa em pouco tempo", afirma.

DISCURSO DIRETO
Lino Rosado, pediatra na Clínica Roma em Lisboa
CM: Qual é o tratamento para a anemia?
- Lino Rosado: Trata-se com a administração de ferro, através de medicamentos. São tomados todos os dias, até que a correção seja feita. Em média, o tratamento demora entre três a quatro meses.
- Os vegetarianos ou vegans têm mais problemas?
- São pessoas mais propensas a ter anemia por falta de ferro. Os vegetais têm menos absorção de ferro.
- Que conselhos deixa?
- Este é já um problema grave de saúde pública. É preciso estar alerta. As famílias devem falar com os adolescentes, ouvi-los e verificar como é o comportamento e a alimentação.
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Ciência

“Os telemóveis são como as slot machines do casino”

Catherine Price é jornalista especializada em assuntos de ciência não tem dúvidas: empresas como o Facebook mais não estão a fazer do que a criar viciados. Escreveu um livro a explicar como é que os smartphones nos viciam quimicamente e como nos podemos “desintoxicar”

Família

O meu filho preferido é o mais novo

Mais frágil ou mais parecido com eles. O benjamim pode ser favorecido – e o mais velho ressente-se. Mães admitem a preferência (e a culpa); especialistas desmistificam a questão e dão dicas de como a resolver.

Marketing Automation certified by E-GOI

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.