Já pensou no que acontece ao seu corpo depois dos 'excessos' de Natal? Especialistas revelam tudo

Níveis de açúcar vão aumentar rapidamente se comer em demasia, fazendo com que o pâncreas trabalhe horas extras.
Por Correio da Manhã 26 de Dezembro de 2019 às 17:24
Mesa de Natal
Mesa de Natal

A época natalícia é uma das alturas do ano em que comemos sem nos sentirmos culpados por estarmos a estragar a dieta. Mas será que temos noção do que a comida nos faz? Especialistas da saúde explicaram alguns dos efeitos que os alimentos causam ao organismo.

Bacalhau, pato, bolo-rei, chocolates e bebidas alcoólicas são algumas das comidas e bebidas que não faltam na maioria das mesas na casa dos portugueses no Natal.

Em declarações ao North Wales Live, especialistas em alimentação saudável da Muscle Food revelaram tudo o que acontece ao nosso corpo no dia 25 de dezembro.

Os especialistas explicaram que, cinco minutos depois de beber um copo de alguma bebida alcoólica, o álcool será absorvido na corrente sanguínea através do estômago e do intestino delgado. A absorção do álcool vai dilatar os vasos sanguíneos e fazer com que se sinta quente.

Pode levar cerca de 20 minutos até se sentir cheio. No entanto, a probabilidade de estar cheio antes desse momento é muita. Para além disso, se comer em demasia, os níveis de açúcar vão aumentar rapidamente, fazendo com que o pâncreas trabalhe horas extras.

Passado uma hora de ter comido, o sangue vai para o aparelho digestivo para destruir a comida mas para que isso aconteça, a taxa metabólica e cardíaca vai aumentar e isso significa que a temperatura interna do corpo também aumenta.

Os especialistas em alimentação saudável explicaram ainda que as bebidas ingeridas no início da noite vão trabalhar para desacelerar a digestão e isso vai fazer com que as pessoas comecem a ficar mais lentas.  

Sabe quando se sente inchado e desconfortável depois de comer? Isso acontece porque as proteínas e as gorduras ficam no estômago durante duas a três horas.

Os especialistas da Muscle Food explicaram, por fim, que todo o processo pode levar entre seis a oito horas. Depois desse tempo já pode começar a pensar em comer o que sobrou.

Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Como ser saudável durante um dia

Saiba quais os alimentos escolher e como prepará-los desde o pequeno-almoço à ceia para equilibrar a alimentação e fortalecer a imunidade.

Família

De amantes a amigos

Na altura em que o ‘até que a morte nos separe’ dá lugar ao ‘enquanto o amor durar’, nasce uma nova forma de separação. Aqui, o ex passa de amante a amigo, aliado numa relação que se recicla e reinventa.

Marketing Automation certified by E-GOI

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.