"Covid-19 nas crianças tem sido ligeira": Pediatra explica doença de Kawasaki

Ainda não foi cientificamente confirmada a associação de Covid-19 à Doença de Kawasaki.
Por Vanessa Fidalgo 19 de Maio de 2020 às 08:38
O médico José Aparício
O médico José Aparício
A Doença de Kawasaki é uma vasculite febril aguda e afeta principalmente crianças com menos de 5 anos. A DK é a causa mais frequente de cardiopatia adquirida na criança.

– As autoridades de saúde de alguns países admitiram como possível a relação entre a infeção pelo SARS-CoV-2 e a doença de Kawasaki em crianças. Até que ponto o alarme é para levar a sério?

– Durante a pandemia de Covid-19 surgiram crianças gravemente doentes com clínica de DK, só que nem todas as crianças eram positivas para SARS-CoV-2. Deve haver prudência na causalidade destes quadros graves pediátricos pois quer a DK quer a infeção Covid-19 cursam com resposta inflamatória exagerada e por isso é difícil de separar estas entidades nas suas formas graves. Os pediatras devem ajudar as famílias a perceber que a Covid-19 nas crianças tem sido, na grande generalidade dos casos, uma doença benigna e ligeira, cuja associação à DK não foi ainda cientificamente confirmada.

– O que se sabe desta doença?
– Foi inicialmente descrita no Japão por Tomisaku Kawasaki em 1967 e hoje está descrita em todo o Mundo. A prevalência por 100 mil crianças é de 300 no Japão, 25 nos EUA e 4,5 no Reino Unido, afetando mais rapazes. Ainda não se encontrou a causa, mas parece haver uma predisposição genética e há uma associação a doença respiratória recente, infeções bacterianas, hospitalização nos primeiros meses de vida, eczema, idade materna avançada, colonização materna com estreptococo do Grupo B, uso de humidificadores, habitações junto a reservatórios de água, ventos troposféricos da China que atingem Japão, Havai e Califórnia.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Relacionadas
Notícias Recomendadas
Coronavírus

Mutações podem tornar a Covid-19 mais perigosa?

O novo coronavírus está a mudar em todo o mundo, Portugal incluído. E a mudança de material genético não é necessariamente má: ajuda a conhecer de onde veio o vírus, para onde vai, com que rapidez muda e se está a mudar para melhor, ou pior.

Médico em Casa

Zona afeta um em cada quatro

Maioria dos portugueses não sabe que está em risco de desenvolver a doença com origem na reativação do vírus da varicela.

Marketing Automation certified by E-GOI

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.