Mulheres estão mais sujeitas ao Alzheimer

Estudo revelou que menopausa potencia doença. Até agora pensava-se que longevidade do sexo feminino era a razão.
Por Correio da Manhã 29 de Junho de 2020 às 12:01
Alzheimer
Alzheimer
Cientistas de uma universidade dos EUA descobriram que as mudanças nos níveis hormonais, nomeadamente a perda de estrogénio, durante a menopausa podem ser a resposta para o Alzheimer se manifestar mais no sexo feminino.

Até ao momento, os cientistas consideravam que as mulheres eram as mais atingidas pela doença por que têm uma maior longevidade que os homens.

"As nossas descobertas sugerem que as mulheres de meia-idade podem estar mais em risco de contrair a Alzheimer, talvez por causa de níveis mais baixos da hormona de estrogénio durante e após a menopausa", explica Lisa Mosconi, autora do estudo realizado no Weill Cornell Garduate School of Medical Sciences em Nova Iorque.

"Embora todas as hormonas sexuais estejam provavelmente envolvidas, as nossas descobertas sugerem que o declínio do estrogénio está relacionado com as anormalidades dos marcadores de Alzheimer nas mulheres que observamos", acrescentou Lisa Mosconi.

O estudo foi realizado com uma amostra de 85 mulheres de meia-idade e 40 homens sujeitos a exames às quatro principais áreas do cérebro onde a doença se desenvolve.

A Organização Mundial de Saúde estima que existam em todo o mundo 47.5 milhões de pessoas a sofrer com demência. A doença de Alzheimer representa 60 a 70% de todos os casos de demência.
Notícias Recomendadas
Família

De amantes a amigos

Na altura em que o ‘até que a morte nos separe’ dá lugar ao ‘enquanto o amor durar’, nasce uma nova forma de separação. Aqui, o ex passa de amante a amigo, aliado numa relação que se recicla e reinventa.

Família

"A traição pode mudar um casamento para melhor"

Esqueça a velha história de que só os mal-casados são infiéis. Há gente feliz que trai para escapar à monotonia ou devido a uma crise de identidade. Por vezes, até une casais. No seu livro, a terapeuta Esther Perel explica tudo.

Bem Estar e Nutrição

Há quanto tempo não troca a sua almofada?

Não lavar a almofada de cama que usa para dormir está na lista dos piores erros de hábitos de beleza que se cometem sem querer. Eis o que descobrimos.

Marketing Automation certified by E-GOI

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.