Mulher que deu à luz em Portugal deitava leite da axila. Médicos explicam a razão

Investigação de duas médicas do Hospital de Santa Maria foi publicada no prestigiado New England Jornal of Medicine.
Por Pedro Zagacho Gonçalves 04 de Agosto de 2021 às 16:16
Amamentação
Amamentação Foto: Getty Images

Uma mulher deu à luz em Portugal e, dias depois, começou a deitar leite a partir da axila direita. O caso insólito aconteceu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa e o ‘mistério’ é agora desvendado por duas médicas deste hospital, Cristiana Marinho-Soares e Maria Pulido-Valente, cuja investigação acaba de ser publicada na prestigiada publicação norte-americana New England Journal of Medicine.

Segundo relatam as investigadoras, a mulher começou a queixar-se de dores numa axila dois dias pós o parto. Nos exames, os médicos encontraram uma "massa redonda e firme" que "libertava um líquido branco quando pressionada". Para surpresa de todos, análises revelaram que o líquido em questão era leite materno.

A mulher foi diagnosticada com polimastia, explicam as investigadoras, uma anomalia congénita "em que tecido mamário extra se começa a desenvolver ao longo da anterior crista mamária embrionária". Isto significa que células de tecido mamário começam a crescer e  adesenvolver-se na região próxima, normalmente precisamente debaixo das axilas, como neste caso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Relacionadas
Notícias Recomendadas