Desenvolvido teste que deteta cancro anos antes dos primeiros sintomas

Equipa diz que o teste conseguiu detetar cancros a desenvolverem-se quatro anos antes de qualquer sintoma se manifestar e de outros diagnósticos apontarem a existência da doença.
23 de Julho de 2020 às 12:43

Foi desenvolvido um novo teste capaz de detetar um cancro quatro anos antes dos primeiros sintomas se manifestarem no organismo. De acordo com a equipa de cientistas responsável pelo desenvolvimento deste novo teste, a deteção antecipada pode ajudar a combater de forma mais eficaz a doença. A equipa é constituída por investigadores chineses e norte-americanos.

De acordo com o estudo publicado na revista científica Nature Communications, o teste ao sangue é capaz de detetar cancro em 95% dos assintomáticos que posteriormente desenvolvem um diagnóstico. 

Cinco tipos de cancro podem ser detetados preventivamente através deste teste. Os cancro em questão são cancro do estômago, do esófago, colorretal, dos pulmões e do fígado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Deixou de fazer exercício físico e agora?

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.