Sente que está a cair quando está prestes a adormecer? Especialista do sono explica porquê

Cerca de 70% da população já sentiu estes espasmos ao adormecer. 
Por Correio da Manhã 08 de Fevereiro de 2021 às 11:16
Noite de sono
Noite de sono Foto: iStockPhoto

Sabe aquela sensação de queda quando estamos prestes a entrar no sono profundo que muitas vezes nos acorda, ou a quem estiver a dormir ao nosso lado, devido ao solavanco?

A maioria das pessoas já deve ter experienciado essa sensação, mas a questão é por que é que o nosso corpo faz isso. 

Rafael Pelayo, um especialista do sono do Stanford Sleep Medicine Center, nos Estados Unidos, nomeia essa sensação como "idiota hipnótico" o garante que é um acontecimento normal. A justificação resume-se à privação do sono. 

Quando esse espasmo acontece, é um sinal de que o corpo fará a transição direta do estágio um do sono para o REM (o estágio final) quando precisa de descansar, em vez de passar por vários estágios do sono. De acordo com o especialista, os maus hábitos de sono levam a esta transição direta sentindo então aquela "queda".

Raphael acrescentou que quando nos obrigamos a ficar acordados, partes do nosso sistema nervoso vão dormir e a falta de controlo sobre os nossos músculos enquanto dormimos é o motivo de os nossos membros se contorcerem.

Cerca de 70% da população já sentiu esses espasmos ao adormecer. 

De uma forma mais simples, o espasmo acontece quando o corpo se move através dos diferentes estágios do sono conhecidos como ciclos de sono.



Notícias Recomendadas
Família

O meu filho é homossexual: e agora?

É possível que ‘sair do armário’ nem sempre seja uma tarefa fácil — ainda mais quando tal sucede em plena adolescência. O testemunho de uma mãe que não desistiu da felicidade do filho e aprendeu com ele pelo caminho.