Dietas da Moda: O tipo de sangue dita os alimentos que ingere

Tipo O deve seguir uma dieta rica em carne. Tipo A deve evitar carnes vermelhas.
Por Francisca Genésio, Vânia Nunes 05 de Abril de 2021 às 01:30
Para alguns tipos de sangue, o plano pode ser tão restritivo que origina falta de ferro
Para alguns tipos de sangue, o plano pode ser tão restritivo que origina falta de ferro Foto: Getty Images

E se o seu tipo de sangue ditasse quais os alimentos que deve comer? A dieta do tipo de sangue é a nova tendência nos regimes para a perda de peso. Concretamente, os alimentos são divididos em diferentes categorias: os benéficos, que são consumidos diariamente; os neutros, que não trazem benefícios nem prejuízos; e os nocivos, que devem ser excluídos da alimentação.

"O tipo O deverá seguir uma dieta rica em carne e o tipo A deve evitar carnes vermelhas e laticínios. O tipo B é o único grupo que tolera bem os laticínios e o tipo AB que é baseado na alimentação dos grupos sanguíneos A e B", explica ao CM a nutricionista Alina Fernandes, do Hospital Lusíadas Porto.

Segundo a profissional, esta dieta tem ganhado destaque, com muitas pessoas a segui-la, por ser de fácil compreensão. "Basta ingerir os alimentos predefinidos numa lista, sendo também uma dieta que não acarreta encargos monetários especiais", acrescenta a especialista. Ao contrário da grande maioria dos regimes, esta dieta não tem qualquer restrição energética, já que os alimentos variam consoante o tipo de sangue.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Deixou de fazer exercício físico e agora?

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.