Diarreia aguda. Formas de prevenir que a doença lhe estrague o verão

Causas, sintomas e prevenção. Tudo sobre a doença que afeta vários portugueses anualmente.
Por Ana Damião 06 de Setembro de 2021 às 07:00
Foto: IMDB

Quando pensamos em férias de verão, imaginamos tardes passadas na praia (ou na piscina) e jantares fora, seja com a família, amigos ou até sem companhia. Porém, isto só acontece quando não ficamos doentes, nomeadamente com diarreia aguda, mais frequentes durante o tempo quente.

Este tipo de diarreia é caracterizada pela "presença de três ou mais dejeções por dia de fezes pastosas/líquidas" e geralmente apresenta sintomas como náuseas, vómitos, febre e dores musculares, podendo durar até duas semanas, explica Juliana Serrazina, médica gastroenterologista, em entrevista à Máxima.

"De um modo geral, uma vez que a maioria das diarreias são causadas por vírus, a diarreia resolve por si ao fim de 3-4 dias e  não é necessário antibiótico logo de início", afirma. No entanto, deve-se ter atenção a certos sintomas como febre alta (>38º) durante mais de dois dias, perda de sangue nas fezes, muitas dejeções acompanhas de vómitos frequentes ou ainda pressão arterial baixa, e recorrer logo ao médico.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Eis os riscos de não usar soutien

Embora o confinamento tenha trazido de volta o desejo de esquecer esta peça no fundo do guarda-roupa, será que essa é a melhor escolha a fazer?