DECO alerta para três batons à venda que contêm substâncias cancerígenas
Associação de defesa do consumidor testou sete batons e não recomenda três.
Há três batons vermelhos, de marca e à venda em perfumarias, que contêm substâncias cancerígenas. O alerta parte da DECO que afirma que dos sete batons testados, três têm subtâncias que podem trazer efeitos negativos na saúde.
Segundo o estudo da DECO, três - das marcas Avril, Kiko e Mac - dos sete batons testados possuem "MOAH (hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais)". Os batons da Kiko e Mac "também contêm MOSH e POSH em quantidades superiores às consideradas seguras, sendo que o primeiro nem cumpre as recomendações da própria indústria (Cosmetics Europe)".
A associação de defesa do consumidor afirma que deu o alerta ao Infarmed, mas ressalva que "apesar de as quantidades de substâncias preocupantes serem inferiores às detetadas noutros testes a batons que efetuámos, ainda são motivo de preocupação".
O MOSH, o POSH e o MOAH - substâncias presentes nos batons - são componentes de óleos minerais derivados do petróleo.
"Os óleos minerais são usados nos produtos cosméticos, entre outros, como suavizantes, protetores da pele e reguladores da viscosidade. Apesar da sua utilidade, aqueles componentes despertam preocupações quando utilizados em batons. O mesmo vale para contaminantes como os metais pesados. Ingeridos, o que é um cenário real no caso dos batons, podem implicar risco de mutações genéticas e tumor", explica a DECO numa nota publicada no site da associação.
A lei proíbe o recurso a metais pesados nos cosméticos. A única exceção é se for "tecnicamente impossível impedir a sua presença" e, neste caso, têm de ser cumpridas as boas práticas de fabrico.
Duas máscaras são mais eficazes que uma? Sim. Pneumologista explica porquê
Especialista explica estratégias a serem utilizadas para se proteger.
Encontros no Tinder, paixões transatlânticas e bebés. Viver o amor na pandemia
Um bebé inesperado, encontros e desencontros no Tinder, um pedido de casamento e um romance que cruza o Atlântico. Histórias para chorar ou rir, mas sempre de alegria.
Doentes com diabetes sofrem "grande acréscimo" de problemas clínicos devido à Covid-19, mostra estudo
Federação Europeia dos Enfermeiros em Diabetes demonstra riscos psicológicos e físicos "preocupantes".
O meu filho é homossexual: e agora?
É possível que ‘sair do armário’ nem sempre seja uma tarefa fácil — ainda mais quando tal sucede em plena adolescência. O testemunho de uma mãe que não desistiu da felicidade do filho e aprendeu com ele pelo caminho.
Baixas em gorduras e ricas em proteínas: Conheça o mundo das leguminosas e os seus benefícios
Favas, grão de bico, feijão, ervilhas, tremoços, lentilhas, soja e amendoins são alguns dos alimentos que se incluem neste grupo.
Histórias para ler aos seus filhos durante o confinamento
Entre novidades a reedições, reunimos as aventuras literárias para entreter os mais pequenos durante os dias de confinamento, seja na hora de dormir ou na pausa do almoço.