DECO alerta para três batons à venda que contêm substâncias cancerígenas

Associação de defesa do consumidor testou sete batons e não recomenda três.
Por Correio da Manhã 16 de Dezembro de 2019 às 12:55
Batom vermelho
Batom vermelho
Há três batons vermelhos, de marca e à venda em perfumarias, que contêm substâncias cancerígenas. O alerta parte da DECO que afirma que dos sete batons testados, três têm subtâncias que podem trazer efeitos negativos na saúde. 

Segundo o estudo da DECO, três - das marcas Avril, Kiko e Mac - dos sete batons testados possuem "MOAH (hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais)". Os batons da Kiko e Mac "também contêm MOSH e POSH em quantidades superiores às consideradas seguras, sendo que o primeiro nem cumpre as recomendações da própria indústria (Cosmetics Europe)". 

A associação de defesa do consumidor afirma que deu o alerta ao Infarmed, mas ressalva que "apesar de as quantidades de substâncias preocupantes serem inferiores às detetadas noutros testes a batons que efetuámos, ainda são motivo de preocupação".

O MOSH, o POSH e o MOAH - substâncias presentes nos batons - são componentes de óleos minerais derivados do petróleo.

"Os óleos minerais são usados nos produtos cosméticos, entre outros, como suavizantes, protetores da pele e reguladores da viscosidade. Apesar da sua utilidade, aqueles componentes despertam preocupações quando utilizados em batons. O mesmo vale para contaminantes como os metais pesados. Ingeridos, o que é um cenário real no caso dos batons, podem implicar risco de mutações genéticas e tumor", explica a DECO numa nota publicada no site da associação

A lei proíbe o recurso a metais pesados nos cosméticos. A única exceção é se for "tecnicamente impossível impedir a sua presença" e, neste caso, têm de ser cumpridas as boas práticas de fabrico.

Notícias Recomendadas
Ciência

O que deve saber para combater a nova variante da Covid-19

Ricardo Mexia, médico de saúde pública e epidemiologista, explica quais os aspectos mais preocupantes em relação às novas mutações do vírus, e como Portugal está a sofrer com o seu aparecimento. Saiba também a que sintomas estar atento/a.

Bem Estar e Nutrição

Como reciclar as embalagens de cosmética

As marcas de beleza estão cada vez mais atentas ao ambiente, mas estaremos nós? Estas são os melhores conselhos para quando deita fora as embalagens de cosmética.

Marketing Automation certified by E-GOI

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.