DECO alerta para três batons à venda que contêm substâncias cancerígenas
Associação de defesa do consumidor testou sete batons e não recomenda três.
A associação de defesa do consumidor afirma que deu o alerta ao Infarmed, mas ressalva que "apesar de as quantidades de substâncias preocupantes serem inferiores às detetadas noutros testes a batons que efetuámos, ainda são motivo de preocupação".
O MOSH, o POSH e o MOAH - substâncias presentes nos batons - são componentes de óleos minerais derivados do petróleo.
"Os óleos minerais são usados nos produtos cosméticos, entre outros, como suavizantes, protetores da pele e reguladores da viscosidade. Apesar da sua utilidade, aqueles componentes despertam preocupações quando utilizados em batons. O mesmo vale para contaminantes como os metais pesados. Ingeridos, o que é um cenário real no caso dos batons, podem implicar risco de mutações genéticas e tumor", explica a DECO numa nota publicada no site da associação.
A lei proíbe o recurso a metais pesados nos cosméticos. A única exceção é se for "tecnicamente impossível impedir a sua presença" e, neste caso, têm de ser cumpridas as boas práticas de fabrico.
Consumo continuado de mirtilo tem um forte impacto no fígado, revela estudo português
Revelação fornece pistas importantes para orientar o consumo saudável destas "bagas muito ricas em antioxidantes".
Como enfrentar o segundo confinamento? Ordem dos Psicólogos cria guia com dicas
Ansiedade e o stress provocados por este segundo confinamento serão diferentes dos sentidos em março e abril, da primeira vez que o País se recolheu em casa.
O que deve saber para combater a nova variante da Covid-19
Ricardo Mexia, médico de saúde pública e epidemiologista, explica quais os aspectos mais preocupantes em relação às novas mutações do vírus, e como Portugal está a sofrer com o seu aparecimento. Saiba também a que sintomas estar atento/a.
Cientistas de Coimbra criam meio inovador para combater um dos cancros mais comuns em crianças
Ferramente é dirigida às micrometástases pulmonares que surgem do osteossarcoma.
Como reciclar as embalagens de cosmética
As marcas de beleza estão cada vez mais atentas ao ambiente, mas estaremos nós? Estas são os melhores conselhos para quando deita fora as embalagens de cosmética.
"A macrobiótica é muito mais do que uma dieta"
Em "Tudo o que Comemos Conta", Geninha Horta Varatojo aprofunda a cozinha macrobiótica, que considera ser um verdadeiro estilo de vida.