Cirurgia estética. Quais são os procedimentos mais pedidos?

Especialista em cirurgia plástica e medicina estética, Sofia Santareno fala sobre o impacto da sua "arte manual" na saúde mental, da mudança de paradigma nesta área, e de como este tipo de procedimentos deixaram de ser tabu.
28 de Abril de 2021 às 08:55
Foto: Getty Images

Sofia Santareno é uma das mulheres a mudar o estado de coisas quando se fala em cirurgia plástica e medicina estética, em Portugal. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e teve o primeiro contacto com a área no Serviço de Cirurgia Plástica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.

Foi o rosto da abertura das inovadoras clínicas Dr. Well's, antes de, em 2018, se aventurar num projeto em nome próprio, do qual é fundadora e diretora clínica - a Clínica Dr. Pure, em Lisboa. É aqui que se espelha a sua forma de pensar, que passa por impactar a vidas dos outros, e por isso pensar primeiro que tudo em como pode mudar a vida das pessoas para melhor, sem nunca comprometer o lado psicológico. Disclaimer: só é aceite para cirurgia quem esta médica e a sua equipa (onde se inclui uma psicóloga) considerar que está mentalmente consciente e apto para a fazer.

Espere de Sofia Santareno explicações descomplexadas, pois também domina a palavra (fez Teatro, em adolescente) e tem a leveza de quem viveu numa ilha (a da Madeira, apesar de ter nascido em Coimbra). Em 2019 realizou o fellowship em Cirurgia Plástica Estética Corporal, Facial e Rinoplastia com o Prof. Dr. Suleyman Tas na Tas Klinik, em Istambul, na Turquia, onde aprendeu e desenvolveu investigação. Foi colaboradora dos médicos Giovanni Botti e de Chiara Botti na Villa Bella Clinic, em Saló, em Itália.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

E se pudesse reiniciar o cérebro? Os conselhos de um neurologista

O cérebro humano está a ser gravemente manipulado pelos estímulos da tecnologia e as consequências refletem-se em comportamentos que nos deixam cada vez mais doentes. Em Limpeza Cerebral, o recém lançado livro do neurologista David Perlmutter e do médico internista Austin Perlmutter, reúnem-se técnicas para combater esta realidade.