Jovem para sempre? Saiba o que não deve comer

Conheça os alimentos que deve evitar e como substitui-los.
Por Inês Fernandes 4 de Novembro de 2019 às 15:12
Xarope de Agave - apesar de ser um substituto comum para o açúcar, o xarope de agave contém cerca de 90% de frutose concentrada, que juntamente com outros açúcares presentes no nosso corpo, criam stress oxidativo e inchaço no corpo.
Substituto: Tâmaras - este fruto tem altos níveis de polifenóis (componentes bioactivos que protegem as células do processo de oxidação), que ajudam e retardar o envelhecimento da pele.

Bolacha de Arroz
- é visto como um snack saudável, mas as bolachas de arroz são vendidas com todo o tipo de condimentos – iogurte grego, chocolate e muitos mais. Porém, este alimento pode criar picos de açúcar no sangue e tem um alto nível glicémico.
Substituto: Cenouras - alimentos ricos em carotenóides, presentes em muitos legumes de cor avermelhada, como o tomate ou a cenoura, têm uma grande capacidade antioxidante e de reduzir o risco de queimaduras solares.

Manteiga/Margarina - a evitar ou para consumir com moderação, pois a margarina e a manteiga são ricas em gorduras saturadas e contêm gorduras hidrogenadas que influenciam a espessura e elasticidade da pele.
Substituto: Abacate - procurar manter uma dieta rica em antioxidantes previne o envelhecimento e a manter uma aparência mais jovem. Alimentos como o abacate e o azeite são ricos em Vitamina E que contém antioxidantes.

Bebidas com açúcar ou álcool
- já todos sabemos o quão importante é evitar o açúcar e o álcool. E não é apenas pelo açúcar em si, mas também pelas altas concentrações de cafeína nalguns destes alimentos, que afetam o sono, uma das principais razões para o aparecimento de sinais de envelhecimento na pele. Por sua vez, o álcool intoxica o fígado obrigando-o a trabalhar exaustivamente para limpar as toxinas, o que pode provocar acne, rugas e rosácea.
Substituto: Água - hidrata, estimula o metabolismo, ajuda a limpar a pele, diminui o inchaço, facilita a digestão.

Batatas Fritas
- com alto teor de energia e baixa qualidade nutricional, as batatas fritas são ricas em gorduras transgénicas que só fazem bem ao paladar. Com componentes que encurtam a vida e envelhecem a pele, as batatas fritas devem ser evitadas.
Substituto: Batata-doce - rica em vitamina C, são a alternativa mais saudável às batatas fritas, mas também não deve ser consumida em exagero. Estimula também a melanina da pele, reduz a absorção do colesterol e regula o peso e a glicémia.

Carnes Processadas
- a Organização Mundial de Saúde já alertou que as carnes processadas não fazem bem à saúde, pois contêm aditivos associados à inflamação e que danificam o colagénio da pele.
Substituto: Tofu - uma alimentação com base em frutas e vegetais é mais saudável e benéfica para a pele, sobretudo se privilegiarmos os legumes e vegetais ricos em antioxidantes. As carnes brancas são a melhor alternativa ao tofu.

Barras de chocolate
- com cacau altamente processado e que já perdeu todos os seus componentes benéficos para a saúde, contém ainda gordura hidrogenada, farinha de baixa qualidade e açúcares.
Substituto: Cacau puro - o mais próximo da planta possível será a escolha mais saudável. A barra de chocolate não deve ter menos de 70% de cacau para que consiga manter os seus nutrientes benéficos.

Sal
- quando consumido em excesso, pode provocar lesões cutâneas, desidrata e ressaca a pele. Pode ainda causar hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e mau estar dos rins. A Organização Mundial de Saúde recomenda no máximo 5 gramas de sal por dia.
Substituto: Orégãos e outras plantas aromáticas - a solução passa por escolher alimentos alternativos ao sal, como condimentos e especiarias, que contenham flavonóides, como é o caso do oregão e do tomilho.
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Trabalhar em casa (com prazer)

Perante o isolamento obrigatório, começou a trabalhar-se a partir de casa num ambiente novo e sem distrações. A época é de reinvenção: de hábitos, de manias e de rotinas. A zona de conforto é um lugar muito agradável, mas nada cresce a partir de lá.

Bem Estar e Nutrição

Eletromagnetismo, treinar o corpo sem ir ao ginásio

Mais firmeza, menos "relevo" e mais energia são os efeitos sentidos depois de seis sessões de eletromagnetismo de alta intensidade numa clínica de estética em Lisboa. Saiba como funciona esta técnica, que alcança 20 mil contrações musculares em 30 minutos.

Marketing Automation certified by E-GOI

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.