Jovem para sempre? Saiba o que não deve comer
Conheça os alimentos que deve evitar e como substitui-los.
Xarope de Agave - apesar de ser um substituto comum para o açúcar, o xarope de agave contém cerca de 90% de frutose concentrada, que juntamente com outros açúcares presentes no nosso corpo, criam stress oxidativo e inchaço no corpo.
Substituto: Tâmaras - este fruto tem altos níveis de polifenóis (componentes bioactivos que protegem as células do processo de oxidação), que ajudam e retardar o envelhecimento da pele.
Bolacha de Arroz - é visto como um snack saudável, mas as bolachas de arroz são vendidas com todo o tipo de condimentos – iogurte grego, chocolate e muitos mais. Porém, este alimento pode criar picos de açúcar no sangue e tem um alto nível glicémico.
Substituto: Cenouras - alimentos ricos em carotenóides, presentes em muitos legumes de cor avermelhada, como o tomate ou a cenoura, têm uma grande capacidade antioxidante e de reduzir o risco de queimaduras solares.
Manteiga/Margarina - a evitar ou para consumir com moderação, pois a margarina e a manteiga são ricas em gorduras saturadas e contêm gorduras hidrogenadas que influenciam a espessura e elasticidade da pele.
Substituto: Abacate - procurar manter uma dieta rica em antioxidantes previne o envelhecimento e a manter uma aparência mais jovem. Alimentos como o abacate e o azeite são ricos em Vitamina E que contém antioxidantes.
Bebidas com açúcar ou álcool - já todos sabemos o quão importante é evitar o açúcar e o álcool. E não é apenas pelo açúcar em si, mas também pelas altas concentrações de cafeína nalguns destes alimentos, que afetam o sono, uma das principais razões para o aparecimento de sinais de envelhecimento na pele. Por sua vez, o álcool intoxica o fígado obrigando-o a trabalhar exaustivamente para limpar as toxinas, o que pode provocar acne, rugas e rosácea.
Substituto: Água - hidrata, estimula o metabolismo, ajuda a limpar a pele, diminui o inchaço, facilita a digestão.
Batatas Fritas - com alto teor de energia e baixa qualidade nutricional, as batatas fritas são ricas em gorduras transgénicas que só fazem bem ao paladar. Com componentes que encurtam a vida e envelhecem a pele, as batatas fritas devem ser evitadas.
Substituto: Batata-doce - rica em vitamina C, são a alternativa mais saudável às batatas fritas, mas também não deve ser consumida em exagero. Estimula também a melanina da pele, reduz a absorção do colesterol e regula o peso e a glicémia.
Carnes Processadas - a Organização Mundial de Saúde já alertou que as carnes processadas não fazem bem à saúde, pois contêm aditivos associados à inflamação e que danificam o colagénio da pele.
Substituto: Tofu - uma alimentação com base em frutas e vegetais é mais saudável e benéfica para a pele, sobretudo se privilegiarmos os legumes e vegetais ricos em antioxidantes. As carnes brancas são a melhor alternativa ao tofu.
Barras de chocolate - com cacau altamente processado e que já perdeu todos os seus componentes benéficos para a saúde, contém ainda gordura hidrogenada, farinha de baixa qualidade e açúcares.
Substituto: Cacau puro - o mais próximo da planta possível será a escolha mais saudável. A barra de chocolate não deve ter menos de 70% de cacau para que consiga manter os seus nutrientes benéficos.
Sal - quando consumido em excesso, pode provocar lesões cutâneas, desidrata e ressaca a pele. Pode ainda causar hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e mau estar dos rins. A Organização Mundial de Saúde recomenda no máximo 5 gramas de sal por dia.
Substituto: Orégãos e outras plantas aromáticas - a solução passa por escolher alimentos alternativos ao sal, como condimentos e especiarias, que contenham flavonóides, como é o caso do oregão e do tomilho.
O seu relacionamento está mais forte com a pandemia? Pode ser por estas 5 razões
Um estudo recente aponta as diferenças principais entre os relacionamentos mais e menos felizes em tempos de Covid-19. Estas são as cinco atividades que aproximaram aqueles que se encontram numa relação romântica.
Como combater os efeitos do frio na pele
Com a descida das temperaturas, estes são os conselhos especializados para a perda de hidratação – e todas as restantes desgraças que afetam a pele no inverno.
Sono profundo limpa "resíduos do cérebro", avança estudo
Prevenindo doenças neurodegenerativas, pesquisa reafirma importância de "ter uma boa noite de sono".
Michael Greger: “Há apenas uma dieta capaz de reverter as doenças cardíacas”
Em 'Como Não Fazer Dieta', Michael Greger explica como o termo ‘dieta’ é o número um a evitar-se quando o objetivo é emagrecer — parecendo confuso, não é. E acrescenta que existe apenas um tipo de alimentação capaz de prevenir doenças e ajudar a perder peso ao mesmo tempo.
Três em cada dez mulheres dizem ter sido vítimas de abuso no parto, segundo estudo
Principais conclusões do inquérito apontam que "quanto maior é o sentimento de controle das mulheres sobre a sua experiência de parto, maior a satisfação vivenciada".
Sensor feito de ouro ajuda doentes com insuficiência cardíaca
Dispositivo que dispensa pilhas permite monitorizar o funcionamento cardíaco e seguir os doentes à distância.