Quem gere os conflitos entre irmãos? Não são os pais

Quem gere os conflitos entre irmãos? Não são os pais
Vanda Marques 07 de junho de 2018

Ou melhor, devem passar a ser os filhos. A cada 15 minutos há uma discussão entre irmãos, mas a coach parental, Magda Gomes Dias, dá as ferramentas num novo livro que é hoje apresentado na Feira do Livro de Lisboa.

"Tu és o mais velho e tens de ter paciência." Quantas vezes um irmão mais velho ouviu esta frase? E quantas vezes um pai a repetiu como argumento para tentar evitar o início de uma guerra civil em casa? Afinal é uma das frases proibidas. Quem o diz é Magda Gomes Dias, coach parental, que acaba de lançar o seu mais recente livro Pára de Chatear a Tua Irmã e Deixa o Teu Irmão em Paz!, editado pela Manuscrito.

A fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas diz que recebe "cada vez mais famílias com questões relacionadas com o conflito entre os seus filhos e também entre os filhos e os sobrinhos ou colegas. A minha primeira sessão de coaching profissional foi justamente com uma mãe que estava a preparar a chegada de um irmão".

A autora do blogue Mum’s the Boss defende ainda que não cabe aos pais resolver os conflitos, mas sim aos filhos. Eles é que tem de aprender a gerir os desacordos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais