“Os ‘médicos pela verdade’ deveriam ser impedidos de continuar a exercer medicina”

“Os ‘médicos pela verdade’ deveriam ser impedidos de continuar a exercer medicina”
Vanda Marques 03 de dezembro de 2020

David Marçal e Carlos Fiolhais acabam de lançar um livro que desfaz os mitos à volta da covid-19 e apresentam-nos os factos de uma pandemia que vai deixar marcas

Mentiras sobre máscaras, sobre vírus, o "inigualável" Trump, as mezinhas da medicina chinesa e a teoria de que tudo não passa de uma arma biológica. São muitas as informações erradas sobre a covid-19. Para derrubar mitos e fake news, o físico Carlos Fiolhais e o bioquímico David Marçal juntaram-se mais uma vez para escrever um livro. Apanhados Pelo Vírus, da Gradiva, junta factos e mitos sobre a pandemia que começou em Wuhan, na China.

Os autores reforçam ainda que as sequelas da covid-19 ainda não são totalmente conhecidas e que "são mais uma razão para travarmos a transmissão do vírus". E acrescentam: "a infeção poderá ter consequências para além do período agudo da doença. Isto não é uma gripe!"

Quanto ao Natal, é melhor termos noção que não será como antes. "Para termos um Natal de 2021 com todos, é bem possível que tenhamos de ter o Natal de 2020 só com alguns. O vírus transmite-se entre os humanos, pelo que temos mesmo de diminuir os contactos entre as pessoas se queremos que ele não entre nós: se nos aproximarmos de alguém devemos usar sempre máscara. Além disso, higienizar locais, lavar as mãos com frequência, preferir sempre espaços abertos a fechados e ventilar bem os espaços fechados."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais