João Rodrigues tem a matéria na ponta dos dedos

João Rodrigues tem a matéria na ponta dos dedos
Markus Almeida 20 de maio de 2020

À procura da sua identidade, um chef com estrela Michelin descobriu um país de produtores incríveis. O que aprendeu João Rodrigues tem servido no restaurante Feitoria - e partilhado na Internet

O Projecto Matéria é um site que reúne informações, contactos e histórias de vida de cerca de 50 pequenos produtores de norte a sul de Portugal, todos eles visitados por João Rodrigues e a sua minitrupe de escritores e fotógrafos que foram documentando os encontros para a posterioridade, ou seja: para agora.

Assim se descreve o projeto de forma sucinta. Por estes dias, contudo, não falta tempo ao seu ideólogo, João Rodrigues, para puxar pela memória e recuar até 2013, quando passou a chefiar o restaurante Feitoria, do Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa. Afinal, tudo isto é matéria que vem de trás e inclui menus de degustação em que cada prato era antecedido pela apresentação do seu produto principal cru, sem preparação, em estado de matéria-prima; jantares temáticos com chefs internacionais e culmina - para já - num acumular de conhecimento adquirido e disponibilizado sem fins lucrativos na Internet, em www.projectomateria.pt.

"Começou tudo por necessidade profissional", conta João Rodrigues. "Queríamos ter uma identidade nossa, no Feitoria, e sentíamos necessidade de a criar com produto português. Quando alguém visita Portugal, espera comer algo diferente, e nós achámos que não estávamos a conseguir oferecer isso. Por isso enveredámos por este caminho que nos levou a uma procura incessante de uma identidade portuguesa, sem recorrer à cozinha tradicional mas com sabores bem presentes, em que achámos que os produtos também teriam de ser maioritariamente daqui", recorda o cozinheiro, que esteve na abertura do restaurante em março de 2009, então como número dois do chef Cordeiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais