Estas cinco pessoas fizeram uma cirurgia que lhes mudou a vida

Estas cinco pessoas fizeram uma cirurgia que lhes mudou a vida
Lucília Galha 29 de abril de 2018

Joana já consegue ter relações sexuais com homens, Félix vai fazer uma caminhada de 200 km, João preservou as feições, Maria livrou-se do cancro e espera usar decotes no Verão. Conheça as suas histórias.

O coração de Teresa estava a ceder; Félix tinha de racionar o ar que tinha para respirar. Frequentava um ateliê de pintura, só para lavar os pincéis demorava 30 minutos; Joana (nome fictício) nasceu com identidade masculina e só no Carnaval (mascarada de mulher) se sentia "normal"; João teve um tumor no nariz que o podia ter deixado desfigurado; e Maria está a reaprender a gostar do seu corpo e a fazer o luto daquela parte que mais gostava nela. O que têm em comum estas cinco pessoas? Fizeram uma cirurgia que lhes mudou a vida.

Transplante pulmonar "A cada minuto tinha uma montanha à minha frente"
Félix Silva, 57 anos

Já tinha ar, mas Félix Silva não sabia o que fazer com ele. Não se apercebia que podia respirar normalmente. O momento em que percebeu só aconteceu uns dois meses depois da cirurgia, num dia em que a mulher foi ter com ele a Lisboa - fora operado em Santa Marta em Janeiro, mas só teria alta para voltar a sua casa, em Santo Tirso, em Maio.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais