Foi uma entrada triunfante no programa mais mediático da televisão em Portugal no momento. No passado dia 12 de fevereiro, Kiko Martins, chef de cozinha, apareceu n’O Programa da Cristina, na SIC, vestido de astronauta, enquanto se ouvia em fundo a frase "Um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Gastronomia".
Trata-se de facto da chegada de Kiko Martins ao aeroporto de Lisboa, onde tinha uma equipa da TVI à espera, como se pode ver no Jornal das 8 de 26 de Fevereiro aos 58'40''. A peça é apresentada pelo pivot do seguinte modo: "A NASA já escolheu a receita a ser cozinhada na próxima missão espacial a Marte, e vem diretamente de Portugal. O autor é o chef Kiko Martins." A peça termina dizendo que "Kiko Martins está agora a uma garfada de deixar a bandeira portuguesa no planeta vermelho."
Kiko enviou ainda às redacções um press release intitulado "É portuguesa a primeira receita que irá ser cozinhada em Marte e é da autoria do Chef Kiko." A notícia da vitória do português chegou a quase trinta órgãos de comunicação em Portugal, como se pode verificar numa simples busca no Google.
Nesse dia 26, no Jornal da Uma da TVI (aqui, aos 33'37''), Kiko já tinha aparecido (na cozinha, ainda não tinha chegado ao aeroporto) a dizer que "isto foi um concurso feito pela NASA, algo que impõe muita autoridade, muita credibilidade. Um convite feito a muitos chefs do mundo, o qual tive oportunidade e o gosto de participar".
Acrescente-se que já em Dezembro de 2018, Kiko tinha estado no programa 5 Para a Meia Noite, onde aos 44'47'' diz que "a NASA lançou um concurso a muitos chefs de cozinha pelo mundo de criar uma receita para enviar numa missão para Marte. Quem sabe teremos os nossos sabores portugueses em Marte, o bacalhau, o chouriço, a azeitona, a cebola, o alho."
E acrescentou: "Seria um motivo de orgulho não só para os meus filhos, mas para todos os portugueses".
(Quanto à aparição de Kiko Martins n'O Programa da Cristina a 12 de fevereiro, pode ser vista aqui.)
No entanto, nunca houve qualquer concurso da NASA, nem a agência americana de exploração espacial convidou Kiko Martins, ou qualquer outro chef, para um concurso gastronómico relacionado com o chamado planeta vermelho. O que houve foi uma iniciativa culinária organizada em Saragoça por um conjunto de entidades espanholas onde o tema era Marte. Kiko Martins nem sequer foi o único vencedor.
Foi o próprio Kiko Martins a inscrever-se depois de ter sido abordado na rua por um amigo, que ouvira falar do concurso espanhol. O chef português contou este pormenor em dezembro ao Observador, mas depois, subitamente, a sua versão pública passou para um convite endereçado pela NASA para participar num concurso gastronómico com vista a uma futura missão em Marte.
O amigo em causa é Nuno Chabert, do portal ligado a questões espaciais Bit2Geek, que em janeiro esteve no programa Maluco Beleza, de Rui Unas, como convidado principal. Kiko Martins também esteve presente (a partir dos 18'45'') e disse que "muitos daqueles cientistas que vocês viram, poderão um dia vir a comer uma receita feita por mim." Fala ainda em "epopeia marciana".
Aos 27'40'', Nuno Chabert acrescenta que "isto é um concurso lançado pelo centro de astrobiologia da NASA". Rui Unas pergunta se há votação do públlico. "Isto é um concurso da NASA, basicamente o que disseram é vamos escolher [nomes] eminentes na área do espaço, para ver o que é que ele fez, e convidar grandes chefs de cozinha, para ver o que é que ele fez."
A 28 de Fevereiro, a SÁBADO fez uma primeira abordagem por email ao chef, a que se seguiu uma conversa ao telefone. Kiko Martins remeteu explicações para o dia seguinte, mas poucas horas depois foi à sua página de Facebook (e de Instagram) alterar o post de dia 26.
Assim, onde antes se lia "Ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pela NASA" passou a ler-se "Ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid (afiliado da NASA)".
Veja-se o antes e depois:
De facto, o concurso – chamado La Patata Marciana – foi promovido por esse organismo espanhol, em parceira com várias entidades (algumas governamentais). No site do concurso nunca se fala em NASA e diz-se que o objetivo é "reunir uma série de receitas em que o ingrediente principal seja uma das variedades de batata selecionadas pelos cientistas para ser cultivada em Marte e inspiradas nas características do planeta vermelho". A escolha da batata está relacionada com testes efetuados nos últimos anos (nomeadamente a cargo de um dos patrocinadores deste concurso, o CIP, International Potato Center), que indicam que seja um alimento que se consegue cultivar num planeta com as condições de Marte.
A iniciativa teve apenas efeitos mediáticos, de promoção dos interesses dos organizadores, como o próprio Centro de Astrobiologia de Madrid reconhece no seu site (aqui, ver último parágrafo). O concurso estava aberto a todos e tinha uma vertente profissional e outra amadora. A vencedora neste último caso foi Silvia Mañas e tinha apenas 15 anos. Os dois vencedores tiveram como prémio dois mil euros.
Como os organizadores não associaram a iniciativa à NASA - até porque não corresponderia à realidade -, os poucos media espanhóis que a noticiaram também não o fizeram.
Kiko Martins solicitou que a SÁBADO enviasse por escrito, por email, as perguntas, e por email respondeu.
"Absolutamente de acordo que não participei em nenhum concurso organizado directamente pela NASA. Agora já não estamos de acordo quando refere que me intitulei 'vencedor de um concurso da NASA'. Nem sou, nem disse que era."
Para o atestar, Kiko Martins fornece o que diz ser uma prova: "Pode também ver as imagens dos posts que publiquei no Instagram e Facebook. E que são claros: referem que ganhei um concurso promovido pelo Centro de Astrobiología de Madrid, um afiliado da NASA."
Kiko Martins desconhecia que a SÁBADO já tinha tirado o print screen do post inicial nas redes sociais antes da alteração que lhe fez.
Kiko Martins tem 40 anos e seis restaurantes em Lisboa (O Talho, A Cevicheria, O Poke, Surf&Turf, O Watt e O Asiático), além de vários livros de comida e viagens, programas de rádio e televisão.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Quebrar o Silêncio ajuda mais de 300 homens vítimas de abusos sexuais em quatro anos
Vem aí a pior vaga da pandemia
"Como é que o bicho mexe?" de Bruno Nogueira está de regresso
Morreu a presidente da SOS Hepatites, Emília Rodrigues
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.