Portugal no topo dos países da UE que mais vinho exporta

Jornal de Negócios 12 de novembro de 2018

Portugal é conhecido internacionalmente pelo seu vinho e isso reflecte-se nos números do comércio internacional. Na União Europeia, Portugal está no topo das exportações, que são lideradas pela França.

Esta semana celebra-se o dia de Beaujolais Nouveau (vinho francês) e para comemorar o Eurostat divulgou esta segunda-feira, 12 de Novembro, os últimos dados disponíveis sobre a produção e a exportação de vinho na União Europeia. 

No total, os 28 Estados-membros venderam 14,6 mil milhões de litros de vinho, incluindo vinho de porto e espumante, em 2017. Portugal - sem surpresas - é um dos países que mais vinho produz e exporta. "Os grandes produtores de vinho estão em Espanha, Itália e França, seguidos por Portugal, Alemanha e Hungria", refere o gabinete de estatística europeu. 

Em termos de valor, as exportações de vinho na União Europeia atingiram 21,9 mil milhões de euros no ano passado. Deste valor, 9,1 mil milhões de euros (41%) foram encaixados por produtores franceses. Segue-se Itália com seis mil milhões de euros (27%) e Espanha com 2,9 mil milhões de euros (13%). Portugal surge em quinto lugar, depois da Alemanha. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login