Ernesto Valverde é o novo treinador do Barcelona

Lusa 29 de maio de 2017
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 4 a 10 de março
As mais lidas

O treinador de 53 anos orientou o Athletic Bilbau nas últimas quatro épocas

O treinador Ernesto Valverde é o substituto de Luis Enrique no comando técnico do Barcelona, vice-campeão espanhol de futebol, anunciou o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu.

Reuters
O treinador de 53 anos orientou o Athletic Bilbau nas últimas quatro épocas, tendo conquistado a Supertaça de Espanha em 2015 e se qualificado uma vez para a Liga dos Campeões e três para a Liga Europa.

"O novo treinador que foi finalmente escolhido é Ernesto Valverde", revelou o dirigente, que deve oferecer um contrato de duas épocas mais uma de opção a um treinador que "está muito feliz pelo repto emocionante de orientar o Barcelona".

Bartomeu explicou os motivos da aposta: "Está capacitado, é criterioso, tem experiência, é um amante do futebol jovem e tem uma filosofia de jogo como a do Barcelona. Tem altíssima capacidade de trabalho e emprega as novas tecnologias nos treinos e jogos."

Na vitória da Supertaça de Espanha em 2015, Valverde derrotou precisamente o Barcelona, o que acabou com três décadas de jejum de títulos do clube.

O treinador espanhol Luis Enrique anunciou em Março que não iria renovar com o Barcelona, formação que dirigiu nas últimas três temporadas. "Terá sempre abertas as portas do clube", disse Bartomeu.

Valverde jogou entre 1988 e 1990 pelo Barcelona, tendo sido treinado pelo holandês Johan Cruyff, mítico pela filosofia ofensiva que imprimiu nos catalães.

O novo treinador, que será apresentado publicamente na quinta-feira, é conhecido pelo seu temperamento calmo, mas também pelo gosto pelo futebol ofensivo, com futebol de posse e pressão alta.

Ernesto Valverde nasceu perto de Cáceres, Estremadura, e começou a carreira como adjunto no Athletic Bilbau (2001-03), assumindo depois a liderança da equipa B até chegar à principal, em 2003-05.

Depois, foi para o Espanyol de Barcelona, esteve no Olympiacos da Grécia em duas alturas, intervaladas pela passagem pelo Villarreal, e orientou o Valência antes de rumar novamente ao Athletic Bilbau, onde esteve as últimas quatro épocas.

O seu primeiro jogo oficial será em Agosto, na Supertaça de Espanha frente ao Real Madrid.
Artigos Relacionados