A Rússia está a planear mandar uma nave à Lua em 2021, afirmou hoje o responsável da agência espacial russa Rocosmos.
"Decidimos retomar o programa lunar. Enviaremos a primeira nave à Lua em 2021", declarou Dmitri Rogozin, numa entrevista ao canal Rússia 24, em que referiu que a agência russa continua a satisfazer pedidos da agência norte-americana, apesar de as relações entre as duas terem estado tensas.
Rogozin foi um dos russos alvo de sanções por parte da administração do ex-Presidente norte-americano Barack Obama por causa da intervenção russa na Ucrânia, o que levou a NASA a cancelar um convite para Rogozin ir aos Estados Unidos, como pediram alguns senadores norte-americanos.
Entre as missões contratadas pela Rocosmos com a NASA está a modificação a uma nave Soyuz para ir e vir à Lua para criar "um sistema de transporte de reserva".
Em 2020, termina o contrato entre as duas agências para transporte de astronautas norte-americanos em naves russas.
Relativamente ao programa lunar russo, afirmou que o lançamento da nave orbital Luna-26 foi adiado até 2023 e que a missão para aterrar na Lua também ficou para 2024, adiamentos de um ano em ambos os casos.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.